• Image 01
  • Image 02
  • Image 03

Flona do Tapajós

Passeio com duração de 2 dias

De lancha rápida ou barco tradicional, subimos o rio Tapajós para as comunidades de Maguarí e Jamaraquá, ambas localizadas na floresta nacional do Tapajós, povoados que abriga aproximadamente 70 famílias cada uma.
Ao chegar à comunidade de Maguari, visitamos a casa do coro ecológico, onde são confeccionados artesanatos feitos do látex, como as lindas bolsas, uma iniciativa comunitária estruturada e orientada para o desenvolvimento sustentável dos povos que moram na Floresta Nacional de áreas protegidas. Após a visita da comunidade, saímos para a comunidade de Jamaraquá, onde paramos para o almoço. A tarde, o passeio é de canoa pela floresta alagada, possível quando as águas estão altas, de Março à Agosto. Quando o rio está baixo, vale a pena um mergulho no lago do Jamaraquá e observar os peixes ornamentais. Lugares, aonde também, vamos para uma busca noturna por jacarés, mas se é lua cheia devemos esperar ela sentar.
No dia seguinte, após o café da manhã, sairemos para a caminhada que leva 4 (quatro) horas na comunidade de Jamaraquá ou 6 (seis) horas na comunidade de Maguarí. Durante a caminhada, na companhia de um guia experiente, algumas espécies de animais podem ser observadas na floresta bem preservada, além das árvores centenárias como a gigante Samauma e plantas medicinais.